Deputado Glaycon Franco participa da 233ª Assembleia Ordinária da AMALPA

A última reunião da AMALPA, que ocorreu no dia 22/09, em Santana dos Montes, contou com a presença do deputado estadual e representante da região, Glaycon Franco, que foi um dos convidados a compor a mesa de honra, oo lado do presidente da associação e prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus. A mesa contou, também, com a presença do prefeito de Santana dos Montes, Antônio Alves Nogueira Filho e do seu vice-prefeito, José Martimiano Costa, do prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, do diretor e professor do SENAC Regional de Conselheiro Lafaiete, Marco Túlio Pereira, do representante do Instituto Brasil, Dr. Cássio Geraldo Pinto, e da Comandante do 2º Pelotão do 31º BPMMG, Tenente Aline Silvia.

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 10 municípios estiveram na reunião: Capela Nova, Carandaí, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Ouro Branco, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, Senhora de Oliveira.

Na programação, estavam três importantes palestras. A primeira foi apresentada pelo professor Marco Túlio que falou sobre a atuação do Senac e da importância de se investir na capacitação de mão de obra dentro dos municípios por meio da educação profissional. “O Senac hoje, oferece diversos cursos em diferentes áreas de atuação. Vejo muita gente falar que existem empresas na região que preferem contratar mão de obra fora mas, para evitar que isso continue, é importante qualificar a mão de obra dos municípios.”

Em seguida, o prefeito de Ouro Branco e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos – Ecotres, deu início à palestra, esclarecendo o trabalho realizado em alguns municípios da região do Território das Vertentes. Em seguida, falou o secretário-executivo do Ecotres, Luiz Cláudio Grossi, que detalhou ações que o Ecotres vem realizando nos municípios consorciados. Grossi ressaltou que o consórcio está aberto para atender às prefeituras da região, orientando sobre a melhor forma de destinação dos resíduos.

Ao final, Cássio Geraldo, salientou o trabalho e a competência dos municípios, em especial, as atribuições do gestor público, além de outros temas relacionados à Administração Pública Municipal.

Após as palestras, o deputado Glaycon Franco elogiou todas as apresentações e incentivou os municípios a investirem no aprimoramento profissional. Glaycon também disse que tem procurado atender às demandas da população e, que a pedido dos moradores de Congonhas esteve, no dia 18/09, na Barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, acompanhado de técnicos, engenheiros e representantes especialistas para averiguar as condições do local. O deputado esclareceu, ainda, que, de acordo com o engenheiro de minas do Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM, Wágner Nascimento, a barragem não oferece riscos à população da cidade e que o relatório final da visita encontra-se disponível para acesso, por meio do seu site e redes sociais.

O deputado Glaycon Franco também disse que, com o tempo seco, muitas queimadas vêm ocorrendo em todo país. Nas últimas semanas, o Parque Estadual Serra do Ouro Branco foi incendiado duas vezes e teve 1,8ha. queimados. O deputado Glaycon Franco solicitou uma Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a ser realizada no município de Ouro Branco, para debater, com a presença de convidados de diversos órgãos, o aprimoramento de meios de proteção e preservação da serra.

O deputado Glaycon Franco já confirmou a sua presença na próxima reunião da AMALPA, que será no próximo mês, no município de Casa Grande.